domingo, 25 de maio de 2014

DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI, DO


Where do the note names come from?


Guido de Arezzo

Guido de Arezzo introduced the Hexachords in the XI century. The Hexachords were group of six notes with which one could form a melody.
There were 3 main hexachords:  the hard one, starting in Sol, the natural hexachord, starting in Do and the soft one, starting in Fa.

He reason for this difference is that the scale was not yet tempered ( six centuries were still to come ), and melodies in different tones, really sounded different.

The names of the notes were extracted from a latin hymn to Saint Joan Baptist, the first syllable of verses, that had an ascending form:

Ut queant laxis
Resonare fibris,
Mira gestorum
Famuli tuorum,
Solve polluti
Labii reatum,
Sancte Iohannes.


Our latim scale,  the Ti represents the Si



The anglo-saxonic culture decided to name the notes after letters, staring in A, which is our latin La, and proceeding with the scale until G. After the A, the English and Dutch cultures name B to the Si or Ti, and the German and Nordic call it H, keeping the B notation or the semitone between A and H.

The correspondence between the two notations

Ut changed to Do by the hand of Giovani Maria Boncini, an italian composer that established a Treaty of Music in 1673.

Giovani Maria Boncini


But, then, to make our lives more difficult came the sharps and the bemols. Some believe that there's quite a funny explanation to this.

 Next time. :-)

DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI, DO

De onde vêm os nomes das notas?


Guido de Arezzo


Guido de Arezzo introduziu os Hexacordes no século XI. Os Hexacordes eram grupos de seis notas com os quais se podia construir uma melodia.
Havia 3 hexacordes principais:  o duro, a começar em Sol, o  hexacorde natural, começando em Do and e o suave, com início em .

A razão para esta diferença residia no facto de a escala ainda não estar temperada ( ainda faltavam seis séculos para isso ), e as melodias em diferentes tonalidades, realmente soarem diferentes.

Os nomes das notas foram extraído de um hino, em latim, a São João Baptista, a primeira sílaba dos versos que tinham uma forma ascendente:

Ut queant laxis
Resonare fibris,
Mira gestorum
Famuli tuorum,
Solve polluti
Labii reatum,
Sancte Iohannes.

A nossa escala, os anglo-saxónicos chamam Ti ao Si

A cultura anglo-saxónica foi por outro caminho, decidindo das nomes de letras à notas , começando com A, que é o nosso  latino, e, por aí fora pela escala até G, que é o nosso Sol. O nome que os Ingleses e Holandeses dão ao Si ou Ti, é B, enquanto que os Alemães de Nórdicos chamam H, deixando a notação de B para o semitom entre o  e o Si.

A correspondência entre as duas notações


O Ut mudou para  pela mão de Giovani Mari Boncini, um compositor italiano que estabeleceu um Tratado de Música em 1673.

Giovani Maria Boncini


Mas, então, para tornar a nossa vida mais difícil, vieram os sustenidos e os bemois. Há quem acredite numa explicação bastante divertida para isto.

Fica para a próxima. :-)

4 comentários:

  1. Isto é o que se designa por CDE da música (ou da notação musical) ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá António, não sei o que é CDE, será mesmo este o termo? Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Qual a diferença entre o primeiro do e o ultimo do?

    ResponderEliminar
  4. Boa pergunta. Representa, teoricamente, o dobro da frequência do dó inicial. O Dó 3 (central) tem uma frequência principal de 261.63 Hz enquanto que, no Dó 4 são 523.25 Hz. Mas o temperamento não é exacto, há muitas nuances que são muito mais subjectivas do que objectivas.

    ResponderEliminar