FIFA WORLD CUP 2014
The origins of the roar of the crowd
In almost all the major competitions, athletes mention the massive effect of the roar of the crowd. Some are pushed to victory by that wall of sound, while others are humbled and, often, intimidated by it.
"A stadium full of people gives voice to more than just sporting passion", says David Hendy1.
Around 2000 years ago, the Romans started their Roman Games, and the Colosseum was built by order of Emperor Titus in 80 AD. It was the most spectacular, and advanced venue. 50.000 people will fit in there, from the humble people to the higher ranks of Roman hierarchy, including the Emperor himself.
It was surely, a major influence to todays's sporting arenas
Rome Colosseum |
London Olympic Stadium |
Titus wanted to wipe out the previous Emperor Nero's infamous tradition of organizing private shows in his Golden House, delivering the games to the people, in an entertainment palace of their own.
The London Olympic games opening ceremony had a total cost of around 65 million pounds.
The Colosseum opening ceremony is said to have cost 9000 wild animal lives, slaughtered in place.
The Colosseum opening ceremony is said to have cost 9000 wild animal lives, slaughtered in place.
The roar of the crowd was amazing and its power could change the faith of those inside the arena.
The same rules still apply today. The sound of the crowd is a great part of the show, a way to a collective expression, that cannot be tamed. The crowd is never obedient, it can be used to influence people but also to resist.
The sound, here again, is the main attraction.
1Ref: David Hendy "Noise , a HumanHistory of Sound and Listening" pages 82-91
1Ref: David Hendy "Noise , a HumanHistory of Sound and Listening" pages 82-91
MUNDIAL DE FUTEBOL DE 2014
As origens do ruído do público
As origens do ruído do público
Na maior parte das grandes competições, os atletas falam do efeito esmagador do ruído do público. Alguns sentem-se empurrados para a vitória por essa parede sonora, enquanto outros se sentem inferiorizados e, algumas vezes, intimidados por ela.
"Um estádio cheio de gente dá voz a mais do que à simples paixão desportiva.", diz David Hendy"1.
Há cerca de 2000anos, os Romanos deram início aos chamados Jogos Romanos e o Coliseu de Roma foi inaugurado pelo imperador Titus em 80 DC. Era, sem dúvida, o mais espectacular e avançado local de espectáculo. Cabiam aí 50.000 espectadores, desde o povo humilde até aos mais altos estratos da hierarquia romana, incluindo o próprio Imperador.
Coliseu de Roma |
Foi, seguramente, a maior influência para os nossos actuais estádios.
Titus queria assim fazer esquecer o hábito do seu predecessor, Nero, que organizava espectáculos privados na sua Casa Dourada, entregando os Jogos aos populares, num palácio de entertenimento que lhes pertencia.
Estádio Olímpico de Londres |
Titus queria assim fazer esquecer o hábito do seu predecessor, Nero, que organizava espectáculos privados na sua Casa Dourada, entregando os Jogos aos populares, num palácio de entertenimento que lhes pertencia.
É sabido que a cerimónia de abertura dos jogos Olímpicos de Londres de 2012 teve um custo total de 65 milhões de libras.
A inauguração do Coliseu custou a vida a 9000 animais selvagens, chacinados na arena.
A inauguração do Coliseu custou a vida a 9000 animais selvagens, chacinados na arena.
O rugido do público era incrível e o seu poder era tal que conseguia mudar o destino dos que estavam na arena.
As mesmas regras aplicam-se ainda hoje. O son do público é uma grande parte do espectáculo, uma forma de expressão colectiva, que não pode ser domesticada. A multidão não é obediente e a sua energia pode ser usada para influenciar, mas também para resistir.
Um golo, leva, frequentemente, a uma explosão que ultrapassa os 110dBA, colocando a adrenalina a níveis extremos.
O som é, aqui, mais uma vez, a principal atração.
1Ref: David Hendy "Noise , a Human History of Sound and Listening" pags 82-91
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