terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

WILD SOUNDSCAPES AND HUMAN DESTRUCTION



Every wild environment has it’s own biophony, i.e. the sounds of the living organisms.
In a healthy ecosystem, every creature occupies it’s own small part of the frequency spectrum. All the contributing voices are perfectly discriminated, like the instruments in an orchestra.
When, and mostly by human action, the ecosystem is stressed, this organization disappears and spectrograms will show less diversity and less density.

Bernie Krause talks about this in his wonderful book “The Great Animal Orchestra”, a reading that I, again, seriously recommend.

One of his examples is Lincoln Meadow, a forest in the western U.S. 
A company got permission to do some selective logging on one part of the forest. Selective means that they would only take out some trees leaving plenty of trees around to preserve the forest.

Bernie recorded the soundscape before and after the logging took place.

Before the Logging

After the Logging


The difference between the two spectrograms is terrifying.

On the post-logging biophony there are only sapsuckers, a type of wood-pecker, contrasting with the vibrating biophony found before.

At Vanua Levu, Fidji Islands, Bernie managed to record the biophony of a healthy part of a coral reef and a stressed and dying piece of the same reef.

Healthy Reef

Stressed Reef


The bottom parte of the spectrum is created by surface waves. The upper part of the spectrum was life. Gone for good.

A good example of how sound can be used to better understand our planet and how mankind is destroying it.

Ref: Bernie Krause “The Great Animal Orchestra”,pages 68-81




PAISAGENS SONORAS SELVAGENS E A DESTRUIÇÃO HUMANA




Qualquer ambiente selvagem tem a sua própria biofonia, i.e. o conjunto dos sons provocados pelos seres vivos.
Num ecosistema saudável, cada criatura ocupa a sua pequena parte do espectro sonoro. Todas as vozes contribuintes para a biofonia estão perfeitamente separadas, como os instrumentos de uma orquestra.
Quando, e sobretudo pela ação do homem, o ecosistema é perturbado, esta organização desaparece e os espectrogramas mostram menos diversidade e menos densidade.

Bernie Krause fala disto no seu maravilhoso livro  “The Great Animal Orchestra”, uma leitura que eu recomendo seriamente.

Um dos exemplos descritos é Lincoln Meadow, uma floresta perto da costa oeste dos Estados Unidos. Uma empresa teve autorização de fazer aquilo a que se chama corte de árvores selectivo na floresta. Selectivo significa que eles poderiam cortar apenas uma pequena parte das árvores deixando à sua volta bastantes árvores para preservar a floresta.

Bernie gravou esta paisagem sonora antes e depois do corte.

A diferença entre os dois espectrogramas é aterradora.

Antes do corte

Depois do corte


O espectrograma após a intervenção humana revela que, só ficou uma espécie de pica-pau, contrastando com a vibrante biofonia encontrada antes.

Em Vanua Levu, na Ilhas Fidji, Bernie conseguiu gravar a biofonia subaquática de uma parte saudável de um recife de coral e compará-la com outra parte, bastante doente.

Recife saudável

Recife doente


A parte de baixo é gerada pelas ondas à superfície. A parte de cima, que falta no espectro é a vida. Desaparecida para sempre.

Um bom exemplo de como o som pode ser usado para melhor compreendermos o nosso Planeta e de como a humanidade o está a destruir.

Ref: Bernie Krause “The Great Animal Orchestra”,pags 68-81




8 comentários:

  1. Aterrador! :(

    Muitos parabéns Manel. Nunca é demais enaltecer o excelente blog que tu tens/fazes! O que eu aprendo contigo! Muito obrigado.
    Grande abraço

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  2. Grande António, obrigado pelo teu comentário. O que aprendemos uns com os outros! Viva a partilha! Abraço

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  3. Muitos parabéns pelo blog! Está fantástico!!!
    Sou um grande admirador teu Manuel! Só te queria pedir um pequeno favor.... por favor coloca a partitura (para piano) do teu original para o anúncio do Continente "Confiança" na Net. Devo-te dar mais uma vez os parabéns porque é das músicas para piano mais bonitas que já alguma vez ouvi e sem dúvida que me comoveu... Gostava mesmo de aprender a tocar essa música. Digo mesmo que é um sonho meu saber tocá-la!!! Muitos muitos parabéns! :)

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    1. Olá anónimo. Muito obrigado pelas tuas palavras. São um grande estímulo para continuar a acreditar nesta partilha. Se fores menos anónimo, prometo que te mando a partitura. Abraço, Manel

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    2. Sou o António. :) muito muito obrigado! continua assim Manuel! :D estou mesmo feliz por saber que me vais enviar a partitura da minha música para piano preferida! :D um abraço

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  4. Boa, António! Manda-me o teu mail. Abraço

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  5. Manuel, pode enviar para este mail a partitura quando quiser! ;)

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